Crianças promovem caminhada de combate a dengue

Cerca de 120 crianças entre seis a treze anos de idade, do Centro Municipal de Educação Infantil e do Piá Ambiental Vila Torres, promoveram ontem, pela manhã, caminhada pela Vila das Torres (antiga Vila Pinto), em Curitiba, para alertar a comunidade sobre os perigos da dengue. No caminho, com a orientação de agentes comunitários de saúde da Secretaria Municipal de Saúde, as crianças distribuíram panfletos informativos sobre a doença.

Segundo a agente de saúde Adriana Regina de Assis, trabalhos de prevenção à doença são desenvolvidos periodicamente em diversos pontos da capital, incluindo a Vila das Torres. Entretanto, com a chegada do calor, a proliferação do mosquito Aedes aegypti (transmissor do vírus causador da dengue) é maior e a preocupação com a doença é mais intensa.

“Com a caminhada, nossa intenção é alertar os moradores da Vila sobre as formas de evitar a proliferação do mosquito transmissor, prevenindo assim o aparecimento da doença”, afirma. “Como a proliferação do Aedes sp. se dá em locais de água parada, como garrafas, pneus, pratos de vasos de plantas, bacias, bebedouros, latas, tampinhas e copos descartáveis, não adianta nada uma pessoa se preocupar com a limpeza de seu quintal se seu vizinho não se preocupa. Para que o combate a dengue tenha sucesso, todos devem fazer a sua parte.”

A dengue é definida pela Secretaria de Estado da Saúde como “uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benigna na forma clássica”. É considerada grave quando se apresenta na forma hemorrágica, podendo levar à morte, se não tratada. Os principais sintomas são: dor de cabeça e nos olhos, febre alta, dor nos músculos e nas juntas, manchas avermelhadas e falta de apetite. O tratamento das pessoas infectadas envolve o uso de medicamentos para minimizar as dores e baixar a febre, além da ingestão constante de líquidos.

No Paraná, até a metade de junho deste ano, foram identificados 7.561 casos da doença. Em Curitiba, nos três primeiros meses também de 2003, foram notificados quinze casos da doença, todos importados de outras regiões. Na cidade, já foram identificados sessenta focos do mosquito transmissor.

Dia D

No sábado acontecerá em todo País o Dia D de Combate à Dengue, quando serão desencadeadas várias ações comunitárias de combate ao Aedes aegypti. No ano passado, no Paraná, durante o Dia D, foram proferidas palestras em empresas e escolas sobre as formas de prevenção da doença. Informações também foram divulgadas pelos veículos de comunicação.

Voltar ao topo