Crianças fazem cinema em Tibagi

Na próxima segunda-feira, começam as filmagens dos oito curtas-metragens que estão sendo desenvolvidos por crianças de Tibagi. Eles são participantes do curso de cinema do Centro de Excelência em Educação e Produção Audiovisual, ministrado pela Cooperativa Cinema & Mídias Digitais. Esses alunos estão trabalhando suas histórias desde o mês de maio, quando começou o curso com aulas de roteiro que trazem gêneros como aventura, drama, terror e romance.

Embora sejam temas propostos e desenvolvidos por crianças com idade entre 12 e 16 anos, os filmes comportam uma produção de gente grande. Ao todo, cerca de cem pessoas circulam diariamente pela produtora. São alunos, assistentes, elenco, técnicos e profissionais de cinema, além da equipe da cooperativa que monitora as atividades do curso.

Dentro da programação do curso, todos os alunos participam dos filmes. Por vezes como diretores cinematográficos e em outros momentos como componentes de equipe de produção. Esse itinerário faz com que as crianças passem o dia no centro de excelência, pois durante estas duas últimas semanas estão trabalhando na pré-produção dos curtas. Ou seja, procurando locações, figurino, objetos de cena, fazendo planos de filmagens, enfim, construindo o ambiente adequado para cada roteiro. Outro fator que contribui para um dia cheio de atividade é o ensaio com os atores, que aliás são todos da cidade.

Mas o trabalho não pára nas filmagens. Os alunos terão ainda que produzir e finalizar seus filmes, que serão apresentados em Tibagi, durante um mini festival a ser realizado no fim do próximo mês.

Projeto

O projeto Centro de Excelência em Educação e Produção Audiovisual é desenvolvido pela Cooperativa Cinema & Mídias Digitais, em parceria com o programa Paraná Tecnologia, da Secretaria de Estado da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, e Prefeitura de Tibagi. A seleção dos alunos – inclusive do interior do município – foi realizada por meio de um concurso de argumento, lançado nos dias 29 e 30 de abril deste ano. Os interessados tiveram quinze dias para desenvolver a sua “história”, que foi avaliada por uma comissão formada de professores, jornalistas e cineastas. As oito histórias escolhidas foram trabalhadas por seus autores e se tornaram roteiros.

Por meio de cursos e oficinas de trabalho esses alunos estão em contato direto com os meios de produção audiovisual, já que o curso acontece a partir de três laboratórios: de produção, de imagem e de áudio com utilização de todas as mídias e tecnologia de ponta. Os grupos foram organizados para participarem de várias oficinas de trabalho dentro do curso. Estão sendo monitorados para criar, desenvolver e realizar o seu filme.

Intenção

O objetivo é a formação de recursos humanos, desenvolvimento de conteúdo, geração de massa crítica e estímulo das potencialidades de cada indivíduo, o que resulta na formação de público para o cinema brasileiro. Portanto, inicialmente, o centro de excelência formará uma turma de oito alunos que participarão de todas as etapas de um filme. Paralelamente, terá instruído mais oito crianças, já que cada selecionado convidou um colega para ser seu assistente.

 

Voltar ao topo