Crianças fazem blitz em defesa da paz

Crianças de diversos países do mundo pararam ontem o trânsito de suas cidades para fazer uma caminhada pela paz. A iniciativa, da ONG Criança Segura (Safe Kids Brasil), é chamada de Dia Internacional da Caminhada para a Escola (International Walk to School Day) e já acontece há sete anos nos EUA. Em Curitiba, ocorreu pelo segundo ano consecutivo, tendo oito escolas participantes.

Uma delas, a Escola Municipal Miracy R. de Araújo, em Campo Comprido (zona oeste), promoveu atividades das 9h30 às 11h30, envolvendo cerca de 220 alunos de primeira a quarta séries do ensino fundamental. Os estudantes iniciaram a manhã com uma caminhada de seis quadras em torno da escola e em seguida, com o apoio da Diretran, promoveram blitz educativa em frente à instituição.

Durante a blitz, os carros eram parados e seus passageiros ouviam das crianças explicações sobre a importância do respeito aos pedestres, recebiam um folder sobre educação no trânsito e um ímã de geladeira. ?Só este ano já ocorreram dois atropelamentos envolvendo alunos de nossa escola?, contou a diretora Pérola Cristina Ferreira da Silva. ?Queremos que as crianças trabalhem para sensibilizar os outros e ao mesmo tempo se conscientizem de que devem obedecer os sinais e as leis de trânsito.?

Em sala de aula, antes das atividades de ontem, as crianças assistiram a vídeos educativos e a palestras sobre educação no trânsito. A maioria delas demonstrava ter aprendido a lição. ?Não vou mais atravessar a rua correndo nem fora da faixa. Quando enxergar alguém fazendo alguma coisa errada, vou pedir para que respeite as leis de trânsito?, prometeu o estudante Erik Conrado, de 9 anos, da quarta série.

Em 2002, participaram do Dia Internacional da Caminhada para a Escola cerca de três milhões de pessoas em 28 países.

Voltar ao topo