Crianças contra arma de brinquedo

Com uma passeata pela principal avenida da cidade, crianças de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, pediram ontem o apoio da comunidade para o desarmamento infantil. Elas querem que o comércio não venda mais armas de brinquedo, que podem incentivar a violência entre as crianças.

A passeata também serviu para marcar do Dia do Desarmamento Infantil, comemorado ontem no município. O dia foi instituído por uma lei municipal, de setembro deste ano, e deverá fazer parte do calendário de eventos de Pinhais. A coordenadora do projeto de Desarmamento Infantil, Ivânia Valéria Vicente, disse que a idéia vem sendo trabalhada com as crianças do município, que têm um papel importante junto à sociedade local.

Participaram da passeata cerca de trezentas crianças de escolas públicas, creches e projetos sociais. Além de levar faixas e cartazes, elas também conversaram com os comerciantes para aderirem à idéia. Marcos, Johnny, Andreza e André, que participam do projeto Piá Ambiental, dizem que aprenderam que “arma não é brinquedo, pois incentiva a violência e não promove a paz”. A secretária de Ação Social de Pinhais, Dorotildes Tavares, afirmou que a Prefeitura apóia a iniciativa e colaborará com outras atividades que promovam a idéia do desarmamento.

Voltar ao topo