Proteção

Crianças com menos de 5 anos terão direito à vacina contra a gripe

A campanha nacional de vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (10), mas as unidades de saúde do Paraná continuarão vacinando os grupos prioritários da campanha enquanto houver doses disponíveis. Crianças com idade entre dois e cinco anos incompletos também poderão se vacinar na rede pública de saúde a partir de segunda-feira (13).

A inclusão do novo grupo foi anunciada na manhã desta sexta-feira (10) pelo superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, e beneficia mais de 440 mil crianças paranaenses. “Queríamos ter vacinado as crianças menores de cinco anos já desde o início da campanha. Mas só agora, com doses remanescentes da campanha, poderemos imunizar este grupo”, explicou.

A medida está embasada no parecer da comissão estadual de infectologia, que se reuniu na quinta-feira (9), em Curitiba. De acordo com a comissão, estudos científicos revelam que as crianças nesta faixa etária estão mais susceptíveis à gripe e o risco de complicações pela doença é maior.

A Secretaria da Saúde orienta que os pais levem seus filhos menores de cinco anos a um posto de vacinação, com a certidão de nascimento da criança (ou outro documento de identidade) e a carteirinha de vacinação.

Campanha

Até esta sexta-feira (10) o Paraná já havia alcançado 86% da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha de vacinação. Cerca de 2 milhões de pessoas já foram imunizadas no Estado. O único grupo prioritário que não atingiu a meta de 80% foi o das gestantes, com 72% de cobertura vacinal.