Crianças aprendem sobre trânsito

Alunos da Escola Municipal Rio Negro, no Sítio Cercado, zona sul de Curitiba, participaram ontem de uma série de atividades ligadas ao tema “trânsito”. Elas foram promovidas pela organização não governamental Safe Kids do Brasil, que teve origem nos EUA e há dois chegou ao Brasil.

A escola atende a cerca de mil estudantes da pré-escola à quarta-série do ensino fundamental e mantém 60 professores. Todos participaram de brincadeiras e recreações onde eram abordadas questões como o comportamento de pedestres, placas informativas, limites de velocidade e outros.

“Com peças de teatro, brincadeiras de amarelinha, jogo da memória, jogo dos erros e histórias em quadrinhos, as crianças se divertem e ao mesmo tempo aprendem”, conta a vice-diretora Maria Aparecida de Paiva. “Nos corredores da escola foram colocadas flechas orientando a direção em que os alunos devem circular e sinalização horizontal, como as presentes nas vias públicas. A idéia é que os alunos aprendam a se locomover dentro da escola e utilizem os ensinamentos nas ruas.”

A escola municipal fica próxima a ruas bastante movimentadas. No ano passado, uma aluna foi morta em atropelamento. “Queremos evitar novos acidentes e principalmente novas mortes”, diz a vce-diretora. “Os alunos estão aprendendo que não podem atravessar a rua correndo e que devem sempre utilizar a faixa de pedestre, entre uma série de outras coisas”, explica.

Atividades parecidas estarão acontecendo, no decorrer de todo este ano, em outras quatro escolas da capital paranaense.

Voltar ao topo