Crianças aprendem a ser bons pedestres

Os alunos da Escola Estadual Inês Vicente Borocz tiveram uma aula diferente na tarde de ontem. Em vez de Matemática e Português, eles aprenderam sobre o trânsito e sobre a importância de ser um bom pedestre.

A iniciativa é da ONG Criança Segura, com o patrocínio da Perkons Equipamentos Eletrônicos. “Esta tarde é um prêmio à escola pelo trabalho realizado sobre o tema com seus alunos”, revela Luiza Freire, coordenadora do Programa Criança Segura Pedestre em Curitiba.

O objetivo da programa, que está sendo desenvolvido pelo segundo ano em Curitiba, é orientar pais, professores e alunos sobre a prevenção de atropelamentos na cidade.

Ontem foram desenvolvidas atividades como teatro, mostra de vídeo, jogo da amarelinha e memória. Tudo relacionadas ao trânsito.

A aluna Carla Cristina Fernandes, de 10 anos, diz ter aprendido muitas coisas sobre o trânsito da cidade. “Aprendemos que temos de dar nossa contribuição como pedestres para que não haja perigo para ninguém. Todos devem cooperar”, diz, ressaltando que gostou especialmente do teatro.

Histórico

A Criança Segura Safe Kids é uma organização Não-Governamental dedicada exclusivamente à prevenção à lesões não intencionais em crianças e adolescentes de até 14 anos. Até o fim do ano o programa Criança Segura Pedestre passará por mais quatro escolas públicas de Curitiba. Dados do Ministério da Saúde indicam que o trauma é a maior causa de mortes e seqüelas nessa faixa etária.

Voltar ao topo