Crianças abrem mão de suas armas de brinquedo

As crianças da Escola Municipal Jardim Europa, no bairro Xaxim, em Curitiba, deram ontem uma demonstração de como se pode difundir a cultura da paz. Durante a feira de ciências da escola, foram trocadas armas de brinquedo por outros brinquedos, como bonecas, carrinhos e bolas. As armas que foram recolhidas acabaram sendo destruídas por um rolo compressor.

A diretora da escola, Tatiana Schafachek, destacou que o evento faz parte do projeto Escola Participativa. “É um projeto que busca reduzir a violência nos bairros. Os cerca de 350 brinquedos recebidos pelas crianças são fruto de doações da comunidade e de alguns vereadores”, revelou.

A Escola Municipal Jardim Europa tem 560 alunos com idades de 4 a 12 anos. “A conscientização para que as crianças doassem as armas foi feita com os pais em cinco reuniões, durante dois meses”, contou. destacou que os trabalhos da feira de ciências também estão sendo preparados pelos alunos há um bom tempo.

Yago Witte, 8 anos, da 3.ª série, levou um estilingue de madeira para doar. Ele relatou que aprendeu a não gostar de brinquedos violentos, prefere os educativos. Seu sonho de consumo é o mesmo de vários meninos de sua idade. “Queria ganhar uma bola”, contou.

Voltar ao topo