Crianças abraçam o Parque São Lourenço

Cerca de três mil crianças, de mãos dadas, “abraçaram” ontem pela manhã o Rio Belém, no Parque São Lourenço, em Curitiba. A ação marcou o início das atividades da 3ª Festa do São Lourenço, promovida pela Associação dos Moradores e Amigos do São Loureço, que prossegue até amanhã.

As crianças também soltaram 4 mil filhotes de peixes no rio. A iniciativa visa ajudar na oxigenação da água, bem como conscientizar as crianças da importância da preservação do ambiente.

A presidente da Associação, Iolanda Weis Naressi disse que em uma pesquisa feita com cerca de quatrocentas pessoas, freqüentadoras do parque, 80% queriam a despoluição do rio. Segundo ela, a iniciativa da festa quer difundir a idéia de melhorar a qualidade de vida do bairro, “e por isso trabalhar com as crianças que tem efeito multiplicador”. A entidade também quer conscientizar os moradores próximos ao parque a não despejar o esgoto nas nascentes do rio. “Os pais terão uma mudança de postura ao saber que o filho soltou um peixe no rio, e não mais poluirá esse mesmo rio”, disse Iolanda.

Programação

A programação da Festa do São Lourenço continua hoje e amanhã, das 9h às 16h, com aula de ginástica, orientações sobre saúde com testes de diabetes e verificação de pressão arterial, apresentação de bandas, palestras, campeonatos esportivos e oficinas. Quem quiser também poderá visitar exposições de desenho e produção de texto, além da feira do livro e artesanato, e barracas com comidas típicas.

Voltar ao topo