A caminho da escola

Criança de 10 anos faz cirurgia após ser atacada por cão

No caminho para o colégio, um menino, de 10 anos, foi mordido por um cachorro de rua na tarde de segunda-feira, no Umbará. Vários moradores e pessoas que passavam pelo local pararam para ajudar a criança. Mesmo assim, ele teve lesões no braço, nas nádegas e na perna, e passou por cirurgia no Hospital Pequeno Príncipe, onde está internado. De acordo com o avô da vítima, Dinor Francisco Bonato, o menino foi almoçar em casa, na Rua Nicola Pellanda, e voltava a pé para o colégio à tarde para o reforço, quando foi mordido pelo cachorro, de grande porte. “Ele disse que não fez nada, ele não é de mexer com cachorro, é bem sossegado”, disse o avô. A mordida fez com que aparecesse o osso da perna da criança. “Se não aparecesse ninguém para ajudar, ele matava o piá”, disse Dinor. Ele disse que nunca tinha visto o cachorro, mas que na região costumam abandonar animais.

Abandono

Uma vizinha do garoto reclamou que frequentemente são abandonados cachorros na região. Ela disse que o cão parecia uma mistura das raças fila com pitbull, que estava há algum tempo no bairro e que já tinha ameaçado atacar pedestres. A mulher afirmou ainda que a criança não tinha o perfil de alguém que “provocaria” o animal. “Está acontecendo uma inversão de valores. Hoje dão mais valor para o animal do que para o ser humano”, comentou.

Uma protetora de animais, que preferiu não se identificar, contou ter recebido a denúncia de que o cachorro teria sido morto após morder o garoto, mas o animal não foi encontrado. O inspetor Frederico, da Guarda Municipal, explicou que a corporação possui um serviço de apreensão de cães ferozes e perigosos.

Quando uma pessoa sabe de um cão que perigoso, violento e que ofereça risco à comunidade, pode denunciar através do telefone 153 da GM. A equipe leva o animal para o Centro de Zoonoses. Lá ele fica em observação e pode ser resgatado pelo dono, que paga multa, para cobrir despesas com o cão.

Paraná Online no Google Plus

Paraná Online no Facebook