enkontra.com
Fechar busca

Paraná

Coisa daqui!

Criado há mais de 80 anos, refrigerante Gengibirra é tombado patrimônio cultural

  • Por Guilherme Grandi - Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo.

O tradicional refrigerante gengibirra agora é um patrimônio cultural imaterial da cidade de Palmeira, nos Campos Gerais do Paraná. A bebida à base de gengibre foi criada há mais de 80 anos por uma família de imigrantes italianos, e até hoje é produzida praticamente com a mesma receita. O decreto de tombamento foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 4 de abril.

O processo de tombamento começou em meados do ano passado quando a família dona da fábrica da gengibirra procurou a prefeitura de Palmeira, para que a receita fosse reconhecida como patrimônio. É na cidade dos Campos Gerais que a bebida foi criada pelo imigrante italiano anarquista Egizio Cini, integrante da Colônia Cecília.

Membro da quarta geração da família, Nilo Cini conta que a receita da bebida praticamente não mudou desde que foi criada há mais de 80 anos. Egizio costumava produzir a gengibirra em casa para beber com a família e os amigos nos fins de semana.

“A bebida leva mais de um ano para poder ser consumida, por conta do demorado processo de produção desde a colheita do gengibre até a bebida ser engarrafada. Há uma sazonalidade da planta a respeitar. Após ser colhido, o gengibre passa por um longo processo para extração do gengirol, a substância que dá o sabor à bebida”, revelou Orlando Cini. Ele e Nilo são netos de Egizio e tocam a fábrica da Cini em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

No documento protocolado pela Cini, a empresa destaca que “nestas condições e neste momento em que o Município de Palmeira completa 200 anos, a Família Cini presta sua justa homenagem às origens e solicita palpável reconhecimento da cidade para que a bebida seja tombada como Patrimônio Imaterial Cultural de Palmeira”. A fábrica da bebida surgiu no município e foi transferida para SJP em 1904, quando foi oficialmente registrada.

Produção

“A gengibirra vem da junção de duas palavras: gengibre e birra (cerveja em italiano). Na época, ela era tratada como uma cerveja de gengibre, mesmo não sendo alcoólica.

“Para ficar pronta, a bebida passa por um processo de fermentação igual ao da cerveja”, contou Nilo Cini em entrevista ao Bom Gourmet em 2016. O gengibre é plantado pela própria empresa em Morretes, na região litorânea do Paraná. Quando chega à fábrica, passa meses em processo de fusão em extrato alcoólico.

O cuidado é para garantir a preservação do gengirol, princípio ativo originado do gengibre que dá gosto à bebida.

Atualmente, a empresa produz, aproximadamente, 5 milhões de litros do refrigerante. O sabor é um dos mais vendidos da marca – atualmente a Framboesa é a campeã de vendas. Só de matéria-prima são processadas 20 mil toneladas de gengibre anualmente.

gengibre

Homenagem

Para o secretário de cultura de Palmeira, Waldir Joanassi Filho, a Gengibirra ainda tem uma forte ligação com a cidade, mesmo não sendo mais produzida lá. Ele destaca a importância histórica da bebida criada na época do anarquismo.

É uma bebida que preserva até hoje a receita e os laços daqueles que a introduziram no Brasil ainda no século 19, e isso por si só já reforça sua importância histórica. É uma bebida que tem seu sucesso e história ligados com nosso município, e nada mais justo que tombá-la como nosso patrimônio cultural imaterial”, comentou.

+ APP da Tribuna: as notícias de Curitiba e região e do trio de ferro com muita agilidade e sem pesar na memória do seu celular. Baixe agora e experimente!

 

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

11 Comentários em "Criado há mais de 80 anos, refrigerante Gengibirra é tombado patrimônio cultural"


PAULO ROBERTO FORNAZARI
PAULO ROBERTO FORNAZARI
3 meses 1 dia atrás

Ei editor e estagiário, a fabrica da CINI antes de ser transferida para SJP a mesma ficava no final da Av. Visconde de Guarapuava no Batel onde hoje é o colégio Dom Bosco.

Ninho
Ninho
3 meses 12 horas atrás

????? ?????

Alberto Roberto
Alberto Roberto
2 meses 27 dias atrás

Não sabia?

Ricardo Vip
Ricardo Vip
3 meses 2 dias atrás

Gengibirra e Framboesa são top’s!
Já larguei muita coca e guaraná por uma Gengibirra gelada!

PEDRO PRIMITIVO GIRARDI
PEDRO PRIMITIVO GIRARDI
3 meses 3 dias atrás

Deixou Saudades Tambem,,, Á Wime……Crush,,,,,Grapete,,,( Quem ..Bebe Grapete ..Repete..)…Gengibirra uma Deliçia.

Arauto D.
Arauto D.
3 meses 3 dias atrás

Mas ainda existe o refrigerante!

Ontem mesmo tomei uma golada

Arauto D.
Arauto D.
3 meses 3 dias atrás

Acho que só o de dois litros foi tombado. A latinha e o copo continuam de pé!

Tum tum tunts… Pra quem diz que eu não tenho bom humor

Arauto D.
Arauto D.
3 meses 3 dias atrás

Tem dias que eu subo aí só pra tomar uma Gengibirra com as diabetes e voltar. Adoro esse refri! Aqui não dá porque não tem como gelar…

wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas