Criado Grupo Gestor do Parque Aqüicola

No seminário realizado nesta sexta-feira (26) em Londrina, os 46 participantes das diversas instituições ligadas à cadeia produtiva do peixe, deliberaram a formação do Grupo Gestor do Parque Aqüicola Território Represa Capivara, que terá até 30 dias para realização da primeira reunião de trabalho.

Coordenado por José Wigineski, superintendente do Paraná da Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República, o seminário também aprovou a necessidade de encaminhamentos na regularização das demandas atualmente existentes, como as planejadas, decorrentes de diagnósticos. É um procedimento decorrente da legislação vigente do Decreto Lei 4.895 de 23 de novembro de 2003 e Instrução Normativa Interministerial no 06 de 31 de maio de 2004.

Para embasar as discussões técnicas, estiveram presentes representantes do corpo técnico da Itaipu Binacional relatando as experiências desenvolvidas na criação dos atuais parques aqüicolas ao longo dos últimos cinco anos.

São quase 1,2 mil hectares de área destinados a três parques, o Braço Ocoi, São Francisco Falso e São Francisco Verdadeiro, que potencializarão no prazo de 10 anos a produção de 6,9 mil toneladas ano de pescado em 21,5 mil tanques redes, afirmou Pedro Irno Tonelli, supervisor de Pesca, Piscicultura e Apicultura da Itaipu,

Tonelli destacou ainda que atualmente existem apenas 900 tanques redes em produção de peixes na maioria da espécie pacú, sendo 200 utilizados em experimentos de pesquisas. “Temos 16 ações do Grupo Gestor, encaminhados pelos Sub-Comite de Recursos Pesqueiros e Sub-Comite de Aqüicultura”.

Represa Capivara

A construção iniciada em 1958 da usina paulista Salto Grande deu os primeiros passos para o aproveitamento do Paranapanema na geração de energia hidroelétrica, tendo atualmente 10 delas em operação e uma em construção.

A Usina Hidroelétrica Escola Engenharia Mackenzie, também denominada de Represa Capivara, formada em 1975, faz parte atual das usinas administradas pela Duke Energy International, ocupando com seu reservatório de acumulação 515 km2 de superfície para gerar 640 MW, tendo como principais tributários paranaenses os rios Tibagi e Cinzas.

Para Marco Antonio Cagni, da divisão Geração Paranapanema, a usina desenvolve pesquisas da ictiofauna, que contribuem na identificação do potencial pesqueiro e aqüicola, além de desenvolver ações integradas de programas ambientais. “A Duke Energy é a favor de qualquer trabalho sustentável e ambientalmente legal”, garantiu Cagni.

Fazem parte do Grupo Gestor a SEAP-PR, Seab, Emater, UEL, Embrapa, Duke Energy, Ibama, Cibacap, Faep, Iap, Sociedade Rural do Paraná, Associação dos Pescadores de Sertanópolis Peixe Dourado, Associação dos Pescadores e Aqüicultores de Alvorada do Sul, Associação dos Pescadores Profissionais de Porto Itaparica, Associação dos Pescadores e Piscicultores de Primeiro de Maio, Associação dos Piscicultores de Tanques Redes do Paraná e Associação Norte Paranaense de Aqüicultores.

Segundo Wigineski, a lista de inscrição de novos integrantes será mantida aberta para os envolvidos direta ou indiretamente nas questões do desenvolvimento do Território Represa Capivara, que abrange oito municípios do Paraná.