Cresce o número de pessoas que fazem o teste de HIV

A oferta do exame de HIV nas 93 Unidades Básicas de Saúde, desde dezembro do ano passado, fez aumentar o número de pessoas que têm feito o exame. Um balanço da Secretaria Municipal da Saúde comprova que, nos primeiros cinco meses de implantação do programa, houve um crescimento de 78% no número de pessoas que fazem o exame.

No ano passado, antes de o serviço passar a ser oferecido nas Unidades Básicas, quem queria fazer o teste realizava o exame no Centro de Orientação e Aconselhamento (COA) ou Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). Enquanto a média em 2001 era de 900 exames por mês, todos feitos no COA, este ano a média já é de 1.600 exames mensais feitos no COA e nas Unidades de Saúde.

Desde o dia 1.º de dezembro do ano passado, quando o serviço passou a ser oferecido, até o mês de abril deste ano, foram realizados 11.545 exames. Mas como durante todo o mês de dezembro foi realizada uma campanha e 5.194 pessoas fizeram o teste, a Secretaria trabalha com a média dos meses de janeiro a abril, quando 6.351 pessoas fizeram o exame. A testagem nos quatro primeiros meses do ano identificou 306 pessoas com resultado positivo, o equivalente a 4,81% do total de testes.

Todos eles foram encaminhados para o serviço de referência e têm o acompanhamento necessário com a realização de exames, atendimento médico e, quando necessário, aos medicamentos.

Voltar ao topo