Estacionamento

Credencial para idoso em Curitiba pode ser feita pela internet

Imagem ilustrativa. Foto: Ciciro Back/Arquivo/Tribuna do Paraná
Imagem ilustrativa. Foto: Ciciro Back/Arquivo/Tribuna do Paraná

Pessoas com mais de 60 anos que querem emitir a credencial de idoso para a utilização das vagas exclusivas de EstaR em Curitiba não precisam mais encaram filas para conseguir o documento. A partir de agora, é possível emitir a credencial diretamente pela internet.

+ Fique esperto! Perdeu as últimas notícias sobre segurança, esportes, celebridades e o resumo das novelas? Clique agora e se atualize com a Tribuna do Paraná!

A novidade é resultado de uma parceria da Superintendência Municipal de Trânsito (Setran) com o Detran-PR. Para isso, os interessados precisam apenas fazer um cadastro no site do Governo Digital e preencher os dados necessários e seguir as instruções indicadas.

A facilidade, porém, só está disponível para quem está com o cadastro biométrico atualizado. Caso contrário, ainda é preciso ir até uma unidade de atendimento para concluir o cadastro.

“O atendimento presencial para emissão da credencial continua ocorrendo, mas quem preferir não precisa mais ir pessoalmente até a sede da Superintendência de Trânsito, a Setran, ou a um dos postos regionais para obter o documento”, informa a superintendente de Trânsito, Rosangela Battistella.

A credencial é obrigatória para que idosos com 60 anos ou mais possam utilizar estacionar nas vagas especiais. Ele tem validade de cinco anos e vale em todo o país. Ao todo, Curitiba possui 614 dessas vagas espalhadas por toda a cidade. Não é necessário ser condutor e ter CNH para solicitar o documento. A pessoa idosa pode usar a vaga mesmo quando não estiver conduzindo o veículo, mas sim como passageira.

Estacionar o veículo nas vagas reservadas às pessoas com deficiência ou idosos, sem a credencial que comprove tal condição, prevê multa de natureza gravíssima, no valor de R$ 293,47 e a perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme o artigo 181, inciso XX do CTB.

Prova Paraná testará nível dos alunos do estado