Creches e escolas municipais terão mais vagas em 2011

O aumento do número de vagas em novas escolas e creches, o avanço na qualidade do ensino e a integração com a comunidade são os desafios da Secretaria Municipal da Educação para o ano letivo de 2011, que começará em 9 de fevereiro. As metas foram anunciadas pelo prefeito Luciano Ducci na primeira reunião de 2011 da equipe da secretaria, nesta terça-feira (1), no Salão de Atos do Parque Barigüi.

“Na educação infantil são 38 creches sendo construídas ou ampliadas, que resultarão na abertura de mais de 5 mil vagas. Também entregaremos novas escolas ao longo do ano, uma delas nas próximas semanas”, disse Luciano Ducci.

“Para darmos continuidade aos avanços do ensino público municipal, considerado referência entre as capitais brasileiras, contamos novamente com a mobilização de toda a equipe da educação, que já tem trabalhado comprometida pelo futuro de nossas crianças e de nossa cidade”, acrescentou o prefeito.

A reunião foi aberta pela secretária Municipal da Educação, Liliane Sabbag, e teve a participação de gerentes, diretores de departamentos, assessores e chefes de núcleo regionais e setoriais. “Este encontro marca o início do ano letivo, juntos definimos os principais alinhamentos na perspectiva de avançarmos ainda mais na qualidade do ensino público oferecidos às crianças e aos adolescentes”, afirmou Liliane.

Neste ano, os estudantes do ensino fundamental participarão da Prova Brasil, avaliação usada para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O indicador do Ministério da Educação mede a qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

Nos últimos três anos, Curitiba teve o melhor desempenho entre as capitais na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental (1ª a 4ª série) do Ideb.