A utilização do biodiesel (mistura de óleos vegetais e álcool anidro) pode ser uma alternativa para as regiões mais pobres do Estado. Com o consumo igual ao diesel normal derivado do petróleo -, o produto tem um rendimento cerca de 2% maior. Além disso, seu preço seria muito compensador, girando em torno de R$ 0,78 o litro, enquanto o litro do diesel custa cerca de R$ 1,30. O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná (Crea-PR) é um dos órgãos que há algum tempo vem estudando as formas de produção e os benefícios que o biodiesel traria. O presidente do Crea-PR, Luiz Antônio Rossafa, explicou que o órgão vem mantendo contato com o governo do Estado, que já manifestou interesse em criar uma política estratégica de Estado para a energia de combustão.

Rossafa destacou a série de benefícios que o biodiesel traria, principalmente nas regiões com maiores problema no fomento de seu desenvolvimento. “Além de ser ambientalmente correto, já que polui 86% a menos que o diesel, o biodiesel gera emprego, renda e reduz o custo da produção de alimentos, por exemplo”, afirmou Rossafa.

O biodiesel pode ser feito a partir da soja, girassol, mamona, canola, dendê, babaçu, pinhão manso etc. “Temos que aproveitar a vocação rural de nosso Estado”, disse Rossafa, salientando que num ano agrícola é possível acontecerem até três safras. Para o presidente do Crea-PR, o interessante seria que fosse criada uma estratégia de produção agrícola dos vegetais que não interfira na produção de alimentos. “Nos períodos de entressafra é possível fazer o plantio de alguns produtos que podem gerar o biodiesel”, explicou

continua após a publicidade

continua após a publicidade