Crackers invadem e tiram do ar site da Sesp

O site da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) ficou fora do ar durante todo o dia de ontem. No início da tarde do último domingo, a página da internet foi invadida por crackers – pessoas que usam seu conhecimento em informática para burlar e invadir sistemas de informática.

Os invasores deixaram uma mensagem em inglês e também incluíram símbolos na tela, substituindo o que deveria ser a primeira parte do texto publicado na parte superior da página, junto com os outros conteúdos do site do governo estadual.

A suspeita inicial da Companhia de Informática do Paraná (Celepar), que gerencia o sistema de informação no Estado, é de que o ataque tenha partido de um computador da Alemanha. Até o início da noite de ontem, o site continuava fora do ar, apenas com a mensagem “sistema em manutenção”.

A Celepar ainda trabalhava para detectar e descobrir a origem da invasão. Depois de descoberta, será estudada a possibilidade de indiciar os responsáveis pelo problema.

Segundo informações da assessoria de imprensa da Celepar, não houve perda de informações ou danos maiores ao gerenciamento do site, apenas a introdução da mensagem em inglês. Todas as informações disponíveis na internet estariam armazenadas em backups, evitando maiores perdas.

Embora hospedado na Celepar, o novo site da Sesp, que foi lançado no mês de abril, foi desenvolvido por uma empresa terceirizada, que seria a responsável por corrigir o problema e fazer o site voltar a funcionar. De acordo com a companhia, cerca de 70% do sistema estadual de informática já foi substituído e desenvolvido em software livre, considerado mais seguro.

Entre as informações disponibilizadas no site da Sesp (www.seguranca.pr.gov.br) estavam as estatísticas do Geoprocessamento – Mapa do Crime, com índices de criminalidade e violência em todas as regiões do Estado, além de telefones úteis para a população, notícias da secretaria e ações das polícias estaduais.