Corte parcial aumenta sobrevida de velha árvore

Tradicional no Parque Barigüi, um dos principais locais de lazer na capital, uma árvore da espécie Populus migra (álamo), localizada nas proximidades do Portal de Santa Felicidade, teve que ser parcialmente removida, ontem de manhã, pela prefeitura de Curitiba. “Estamos aliviando a estrutura da árvore para tentar aumentar sua sobrevida. Porém, ela está com a estrutura bastante comprometida”, explica o diretor do departamento de produção vegetal do Horto Municipal, Edélcio Marques dos Reis.

Com 80 anos de vida, acredita-se que o álamo, que é uma árvore de origem européia, tenha sido trazido para Curitiba por imigrantes italianos. Duas vezes, ela foi atingida por raios. A primeira, no ano 2000 e a segunda em 2001. “Além de oco, o álamo estava tomado de erva-de-passarinho e tinha cupins em sua base”, conta o diretor do departamento de pesquisa e monitoramento ambiental da Prefeitura, Edison Reva. “Presente em terreno inclinado, corria o risco de cair sobre uma das pistas da Avenida Manoel Ribas, podendo causar danos materiais ou até pôr em risco a vida das pessoas.”

A árvore antiga, que tinha 18 m de altura e 2 m de diâmetro, foi substituída por uma nova, da mesma espécie, com doze anos de vida e 10 m de diâmetro. Ela foi cultivada no horto municipal da Barreirinha e, segundo os especialistas, tem grandes chances de se adaptar bem no Parque Barigüi. “Ela foi plantada em lugar sem interferência de fiação elétrica e residências. Vai poder crescer livremente”, revelam.

Voltar ao topo