O proprietário de uma fazenda localizada em Ponte Alta, na cidade de Prudentópolis, no sudeste do Paraná, foi multado em R$ 53 mil pelo corte de 106 pinheiros (araucárias) de sua propriedade. Seu nome não foi divulgado.

continua após a publicidade

Policiais do 1.º Pelotão da 3.ª Companhia de Polícia Ambiental de Guarapuava (Força Verde) receberam uma denúncia a respeito do corte ilegal na última segunda-feira e, quando foram constatar, encontraram os 106 tocos da árvore. A madeira já não estava mais na propriedade.

Mesmo assim, como explicou o 2.º tenente do Pelotão, Fabio Zarpelon, somente o fato de haver os tocos dos pinheiros já configura o crime ambiental. “Mesmo que não tenha sido ele quem cortou, a propriedade está sob sua responsabilidade e ele deveria ter vigiado. E ele também não apresentou nenhuma comprovação de que o local foi roubado”, explicou.

A multa se baseia no Decreto Federal 6.514/08, que prevê R$ 500 por árvore cortada. Além da multa, o proprietário terá que responder um Termo Circunstanciado. Ele não foi preso. “Se fosse uma área de preservação permanente, o cidadão seria preso”, informou o tenente.

continua após a publicidade

O corte de pinheiros só pode ser feito com autorização dos órgãos ambientais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) ou Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Casos assim são bastante frequentes na região, onde há muita mata.

Segundo Zarpelon, por mês o Pelotão atende a uma média de cinco casos, entre cortes e transporte de madeira ilegal. O tenente informou que este foi um dos casos com grande volume de árvores, mas já houve situações piores, segundo ele.

continua após a publicidade

“É importante que as pessoas se conscientizem de que derrubar pinheiros é crime”, disse. Denúncias para a Força Verde podem ser feitas pelo telefone 0800-643-0304.