Corrida promove o combate à violência doméstica

No próximo dia 02 de novembro Curitiba vai ter a chance de correr por uma boa causa. Acontece a partir das 18 horas, no Parque Tingui, a corrida e caminhada noturna Mais Marias. Organizada pela Associação de Combate à Violência Doméstica Mais Marias em parceria com a Panda Esportes, a corrida tem o objetivo de arrecadar fundos para a entidade, que há quase dois anos realiza um trabalho de conscientização e enfrentamento da violência contra a

A presidente da Associação, a médica ginecologista Maria Letícia Fagundes, conta que a ideia da corrida veio para unir duas de suas paixões: o esporte e o trabalho na entidade. “Com meu conhecimento médico sobre o assunto e ainda minha experiência diária no Instituto Médico Legal, onde também atuo como médica legista, estamos há quase dois anos indo em bairros, associações e grupos para dar uma palestra gratuita sobre o tema e fazer uma grande rede de proteção sobre esse tipo de violência”, explica a médica. Nesse tempo de trabalho, mais de cem lugares já receberam a palestra da Associação.

Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), no Paraná, uma mulher morre vítima de violência doméstica a cada dia. De 2009 a 2011 ,foram registrados, em média, 345 óbitos por ano, ou seja, uma morte a cada 1, 05 dia. O levantamento ainda aponta uma taxa nacional de mortalidade de 5,82 óbitos por grupo de 100 mil mulheres. Já no Paraná a situação é mais alarmante. A cada grupo de 100 mil, 6,49 são mortas. O índice é também o maior da região Sul onde Rio Grande do Sul apresenta uma taxa de 4,64 e Santa Catarina, de 3,28% (a segunda menor do País, atrás do Piauí, com taxa de 2,71 por grupo de 100 mil mulheres.

A Corrida

Para participar da prova e fazer parte dessa causa as inscrições estão abertas pelo site www.assessocor.com.br com o custo de R$ 45 até o dia 25 de outubro. Há ainda a possibilidade da inscrição do casal para correr juntos pelo preço de R$60.

A corrida acontece a partir das 18 horas, no dia 02 de novembro, no Parque Tingui, um dos pontos turísticos de Curitiba. São três modalidades: corrida de 4,3 km e 8,6 km e ainda a caminhada de 4,3 km.

Os cinco primeiros lugares do geral masculino e feminino na corrida de 4,3 e 8,6km e os três primeiros casais na prova de 4,3 e 8,6 km serão premiados. Além disso, todos os participantes ganham medalha de participação personalizada.

O evento ainda vai contar com mesa de Frutas, tenda zen com massagens pós prova, sistema de cronometragem eletrônica com apuração dos resultados e classificação, kit finisher e estacionamento gratuito.

Kit do participante – O kit do participante contém camiseta de poliamida, número de peito, chip de cronometragem, produtos Naturais Jasmine, medalha de premiação. A entrega do kit acontecerá nos dias 31/10 e 01/11 na loja de Artigos esportivos Procorrer (Av. Vicente Machado, 320 – Das 09h00 às 19h00).

A Associação

A Associação de Combate à Violência Doméstica Mais Marias foi lançada em março de 2012, mês simbólico pela luta dos direitos das mulheres, e tem o objetivo de levar informação para todos, além de oferecer suporte a vitima.

Serviço

Corrida e caminhada Mais Marias – Enfrentando a Violência contra a Mulher

Data: 02 de novembro (sábado)

Largada: 18h00 (noturna)

Local: Parque Tinguí – Curitiba

Inscrições: http://www.assessocor.com.br