A coisa tá preta!

Córrego no caminho do zoológico é poluído e preocupa vizinhança

Passear no Zoológico de Curitiba pode se tornar uma experiência chocante para aqueles que gostam da natureza e defendem o meio ambiente. No caminho que leva ao parque, na região das intercavas do Rio Iguaçu, existe um córrego completamente poluído, soltando espumas e contaminando todo o banhado e chácaras da região. Cães, quero-queros, cavalos e bois da região pastam e bebem esta água escura e suja. As capivaras já estão ficando com a pelagem escura por causa da poluição.

Luiz Fernando de Moraes é guardador de carros do zoológico há mais de 28 anos e lamenta a situação. “Há 15 anos ainda dava para pescar carpa e lambari. Agora, os poucos peixes que sobraram devem estar contaminados. O pior é o cheiro, que já é ruim em dias frios, e que em dias de calor fica insuportável. Os turistas ficam impressionados com a poluição. Eles reclamam muito quando o fedor sobe”, comenta. Nos finais de semana, o parque chega a receber cerca de 20 mil visitantes.

Proprietário de uma das chácaras, João César Micheletto, nasceu na região, que é de manancial, e viu a degradação do canal e da paisagem. “Todo ano eu mando fazer análise nas águas aqui dentro da propriedade”, explica. Ironicamente, a atividade de João é o ecoturismo. Ele leva os turistas para fazer passeios a cavalo pela região e conta que eles ficam chocados ao verem a situação do córrego e o forte cheiro de produto químico. “Teve um dia em que a espuma era tanta que fechou a estrada. Isto é resíduo químico, é só olhar o tanto de espuma que faz”, relata.

O canal, situado na nascente do Rio Iguaçu, capta esgoto bruto de três vilas do Alto Boqueirão, principalmente da Vila Pantanal, localizada ao lado do pátio de manobras da América Latina Logística (ALL).

Gerson Klaina
Canal na nascente do Rio Iguaçu capta esgoto bruto de três vilas do Alto Boqueirão, a maior parte da Vila Pantanal. Veja na galeria de fotos a situação.
Gerson Klaina
Situação degradante da paisagem assusta os turistas. Parque recebe 20 mil visitantes em finais de semana.

Veja na galeria de fotos a situação.