Corpo Consular do Paraná prepara nova gestão

Atualmente existem 36 consulados representados no Estado e, desde 1951, a união desses países, através da criação do Corpo Consular do Paraná, tem desenvolvido várias ações para integrar as mais diferentes etnias. Com atividades na cultura, arte, culinária e outros setores, o Corpo proporciona a congregação de todas as representações num só local. E a entidade também atua diretamente nos assuntos de interesse do governo estadual, como na organização de missões de empresários estrangeiros que visitam a cidade e o Estado.

Na próxima quinta-feira, a transmissão de posse da nova gestão da entidade acontece a partir das 20h, em jantar comemorativo no Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. Na quarta-feira, o ex-presidente Luiz Alberto Cezar, cônsul da Turquia, e o próximo gestor do Corpo, Kiyoshi Ishitani, cônsul da República das Filipinas, visitaram a direção do jornal O Estado do Paraná, juntamente com o cônsul da Síria, Abdo Dib Abage, que permaneceu dois anos no cargo. Segundo o estatuto da entidade, a gestão do Corpo é de um ano, com possibilidade de reeleição.

?O Corpo acaba facilitando a busca das pessoas por soluções com qualquer consulado, porque todos os representantes do Estado fazem parte da entidade. E o fortalecimento disso deve ocorrer na próxima gestão?, ponderou Luiz Alberto.

Uma das ações destacadas pelo cônsul das Filipinas foi a atuação do consulado da Itália para trazer uma das principais exposições ao Museu Oscar Niemeyer, assim como o esforço para a realização da Feira das Nações. ?Sempre incentivamos os trabalhos feitos em conjunto com a comunidade, e na próxima gestão não vai ser diferente?, adianta Ishitani.

Voltar ao topo