Copel registra recorde de consumo de energia

A Copel registrou na tarde desta terça-feira (07) o maior consumo de energia elétrica de todos os tempos no Paraná. O pico recorde de demanda em todo o Estado foi registrado às 14h34, com um consumo de 4.940 MW (megawatts). O fenômeno tem relação direta com as altas temperaturas verificadas, que provocam uso mais intenso de sistemas de climatização, antecipando o horário de ponta para o período da tarde.

A companhia registrou em menos de uma semana três recordes históricos na demanda simultânea por eletricidade na sua área de concessão, Às 14h34 de quinta-feira (2), a carga máxima no sistema elétrico operado pela empresa chegou a 4.697 MW. Às 14h57 do dia seguinte (sexta), a demanda instantânea atingiu 4.831 MW. E nesta terça-feira (7), às 14h34, a carga medida foi de 4.940 MW.

O pico anterior de demanda instantânea registrado pela Copel havia sido de 4.679 MW, às 14h45 do dia 30 de novembro de 2011. Em fevereiro de 2011, a maior concentração de carga simultânea medida pela Copel chegou a 4.522 MW.

Segundo o gerente do Centro de Operação do Sistema Elétrico da Copel, Oscar Kazuo Sato, o uso intenso dos sistemas de climatização levam ao aumento da demanda nessa época. “São grandes empresas e o comércio buscando amenizar as temperaturas e trazer mais conforto para as pessoas com o uso de ar-condicionado, aliado ao retorno das atividades econômicas após o final de ano”, informa o engenheiro da Copel.

O alto consumo de energia encontra resposta nas temperaturas informadas pelo Simepar. Segundo o meteorologista Reinaldo Kneib, as altas temperaturas – a máxima no Estado chegou a 34 graus no dia 4 e 33,5 nesta terça-feira (7) – estão acompanhadas de aumento da umidade do ar. “Isso aumenta o desconforto”, afirma.