Copel obtém êxito em operação inédita no Paraná

Com o auxílio de um helicóptero, técnicos da Companhia Paranaense de Energia (Copel) realizaram ontem uma operação inédita no Paraná. Iniciaram a instalação de 1,6 quilômetro de cabos de transmissão da linha de transmissão de 137 quilômetros entre Bateias e Jaguariaíva. A operação aérea foi necessária para instalar as cordas que servirão de guias para colocação dos cabos. A operação justifica-se pelo fato de a linha de transmissão cruzar uma área mista de Mata Atlântica e de Araucárias, no Vale do Açungui, distante 60 quilômetros de Castro. No local foi detectada a presença de macacos mono-carvoeiros (Brachyteles Arachnoides). Há 30 anos não havia registro dessa espécie no Paraná.

As torres de transmissão foram adaptadas, com alturas diferenciadas e bem maiores que o normal, para evitar que os animais tenham contato com a linha de transmissão. A colocação das torres também foi toda feita manualmente, para não degradar a área. Todos os técnicos que participaram da operação tiveram um treinamento especial para enfrentar a situação sem interferir na rotina dos animais. Do traçado da linha de transmissão original houve um pequeno desvio também para evitar maiores transtornos. “O custo dessa operação é quatro vezes maior que o de uma operação normal. Mas tudo foi feito para que a área de mata e os macacos não fossem atingidos”, disse o gerente da construção de linhas de transmissão da Copel, Ilmar Silva Moreira.

No último dia 24 de novembro a Copel havia tentado realizar a operação, mas o vento impediu. Ontem, o helicóptero, com um gancho acoplado, levou duas cordas que servirão de guias para a colocação dos cabos de transmissão nas cinco torres. Ontem mesmo a colocação dos cabos já havia sido iniciada. “Para a Copel foi uma grande aprendizado. Tudo isso para valorizar a questão ambiental”, relatou Moreira. A instalação dos cabos deve ser concluída na próxima semana. Pelo contrato com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a linha de transmissão de 230 mil volts deve estar funcionando até o próximo mês.

Voltar ao topo