Copel concretiza a compra das ações da Sanedo

A Copel formalizou nesta segunda-feira (14) a compra da integralidade da participação da Sanedo, no capital social da Dominó Holdings, empresa que detém 34,7% das ações da Sanepar, por R$ 110,226 milhões. Com a operação, a Copel passou a ter 45% de participação na Dominó, somando à parcela de 15%, que já possuía desde junho de 1998, os 30% correspondentes à parte da Sanedo.

O negócio foi fechado depois que as duas outras sócias na Dominó ? a Andrade Gutierrez Concessões e a Daleth Participações, cada uma proprietária de 27,5% do capital da empresa ? declinaram do direito que tinham de também adquirir as ações de propriedade da Sanedo.

O presidente da Copel, Rubens Ghilardi, afirmou que a estatal realizou ?um ótimo negócio?, tanto sob o foco empresarial quanto sob o aspecto do interesse público. ?A transação se deu por valores inferiores às nossas análises, que consideraram o valor de mercado das ações e o fluxo de caixa descontado, indicando taxa de retorno de 9,5%, bastante adequada comparativamente aos investimentos que fazemos em energia?, disse o presidente. ?Além disso, agora teremos, dentro da Dominó, direito de voz e de veto, algo que nunca tivemos antes por força do seu acordo de acionistas?.

Para Ghilardi, com esses poderes a Copel e o Estado do Paraná terão condições efetivas de interferir na gestão administrativa e financeira da Sanepar, ?defendendo o interesse do cidadão e fazendo com que a empresa de água e saneamento volte a servir primordialmente ao bem-estar e à qualidade de vida da população?.

O contrato de transação das ações foi assinado, pela Copel, por Rubens Ghilardi, Paulo Roberto Trompczynski (diretor de finanças e de relações com investidores) e Zuudi Sakakihara (diretor jurídico). Pela Sanedo, assinaram os diretores Marlik Bentabet e Régis Daniel Hahn.

Retomada

A Dominó Holdings é um consórcio de empresas que detém 34,7% do capital votante da Sanepar e que, a partir de agora, é integrado pela Copel (com 45% das ações), Andrade Gutierrez e Daleth (cada qual com 27,5%). Por força de acordo de acionistas, firmado pela Sanepar com a Dominó ? cuja validade vem sendo judicialmente contestada pelo governador Roberto Requião ? o Estado do Paraná deixou de ter pleno controle sobre a sua empresa de água e saneamento.

E conforme o pacto de acionistas da Dominó, mesmo participando originalmente com 15% do capital do consórcio a Copel não tinha nenhum direito ou poder. ?Não tínhamos voz nem voto nas decisões estratégicas que eram tomadas na Dominó com relação à Sanepar?, explicou o diretor de finanças, Paulo Roberto Trompcynski. ?Mas a partir de agora, aumentando nossa parcela para 45%, na prática estamos abrindo caminho para que a sociedade paranaense retome o controle da empresa?.

Voltar ao topo