Investimento

Copel conclui cabeamento subaquático no litoral

A Copel concluiu neste mês o lançamento de 22 quilômetros de cabos de energia subaquáticos que irão conectar Guaraqueçaba à Ilha das Peças, Superagui e Ilha do Mel. A ação integra o projeto que leva energia de forma contínua às comunidades das ilhas do litoral paranaense a partir de 2013.

Com investimentos de R$ 26 milhões, incluindo a construção de redes terrestres, o projeto reduzirá o risco de interrupções no fornecimento às ilhas e possibilitará a instalação de internet em alta velocidade na região insular.

O cabo subaquático da Copel vai fornecer energia a 170 famílias das ilhas que hoje não contam com eletricidade ou são atendidas de modo limitado a partir de geradores particulares. Além disso, a obra permite um salto de qualidade na operação do sistema elétrico de todo o litoral, reduzindo o risco de apagões nas ilhas e reforçando as condições de fornecimento aos municípios.

Anel elétrico

Atualmente o fornecimento de energia à região insular do Paraná é feito a partir de apenas um cabo subaquático, que parte de Pontal do Sul e leva eletricidade à Ilha do Mel, à Ilha de Superagui e a um trecho da Ilha das Peças. Nesta condição, interrupções acidentais em qualquer ponto do percurso comprometem o fornecimento para as localidades isoladas da fonte de energia proveniente do continente.

Com a nova linha subaquática, haverá duas fontes de fornecimento, formando um anel elétrico entre as ilhas e o continente. Assim, um eventual problema no cabo poderá ser compensado pela outra fonte, isolando a interrupção no trecho afetado e mantendo o fornecimento às demais comunidades insulares, seja a partir de Pontal do Sul, seja de Guaraqueçaba.

“Trata-se de uma obra de extrema relevância para a população do litoral e para a Copel. Vamos levar a certeza do fornecimento de luz para os moradores das ilhas. Além disso, a obra reforça o fornecimento de eletricidade a Guaraqueçaba e à Ilha do Mel, que vão contar com mais uma fonte de energia. É um investimento social muito importante”, disse o diretor de Distribuição da Copel, Pedro Augusto do Nascimento Neto.

A energia nas residências permitirá a instalação de chuveiro elétrico, televisão, ventilador, geladeira e outros equipamentos eletroeletrônicos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, o cabo transporta também a fibra óptica da Copel, possibilitando a instalação de internet em alta velocidade na região.

Lançamento

Para cruzar 22 quilômetros de linhas por baixo do mar, três empresas e 50 pessoas trabalharam por um mês no litoral. Após estudos para conhecer milimetricamente o leito dos canais na região, os cabos foram lançados de uma balsa movimentada por quatro rebocadores, que precisaram transportá-la de modo a manter rigorosamente o traçado e a estabilidade para o lançamento, mesmo sob condições climáticas desfavoráveis. “É uma obra de arte da engenharia naval”, afirma Nascimento Neto.

O lançamento. finalizado neste mês, conectou as comunidades de Puruquara, em Guaraqueçaba, às vilas de Tibicanga, Guapicum e Bertioga, na ilha das Peças. Para ser energizada e conectada à linha existente entre Pontal do Sul e Ilha das Peças, resta concluir a etapa terrestre das obras nas ilhas, equivalente a R$ 10 milhões do total de investimentos. Quando os cabos forem energizados, em março de 2013, estas comunidades estarão interligadas com o sistema elétrico de todo o Estado.

Paralelamente a este projeto, pequenas comunidades e consumidores hoje residentes em áreas isoladas nas ilhas serão atendidos a partir de centrais geradoras solares, universalizando o atendimento no litoral do Estado. Esta obra está p,revista para o primeiro semestre do próximo ano.