Copel combate molusco em rios

Um molusco de água doce preocupa as empresas geradoras de energia elétrica no Paraná. Copel, Tractebel, Duke Paranapanema e Itaipu Binacional estão reunidas numa campanha para evitar a proliferação do mexilhão dourado (Limnoperna fortunei) no Estado. O mexilhão tem grande facilidade para aderir nas mais diversas superfícies sólidas. A preocupação das empresas é que eles se reproduzem muito rápido, podendo danificar equipamentos e entupir tubulações.

Este ano o mexilhão dourado já foi encontrado no Rio Paraná. A principal forma de se proliferar do molusco é grudar nos cascos das embarcações. Por isto, com apoio da Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviário Federal (PRF) e Defesa Civil, as empresas distribuirão 100 mil panfletos orientando principalmente aos donos de barcos como evitar que o molusco se espalhe.

“Os mexilhões grudam em qualquer superfície a exceção do cobre, por isso pedimos aos pescadores que lavem bem, com água tratada, os barcos e os deixem secar bem antes de colocá-los em outros rios. Lavar com água quente também é bom”, ressaltou o gerente-assistente da Diretoria de Produção de Energia da Copel, Romano Laslowski.

Conforme Laslowski, os panfletos estarão sendo entregues num primeiro momento nas marinas. Posteriormente, numa segunda fase da campanha as associações de pescadores serão convocadas para criar uma política de educação ambiental. “Nosso principal objetivo é evitar que o mexilhão dourado contamine o Rio Iguaçu”, contou.

Voltar ao topo