Copel atendeu a 1.344 ocorrências

O temporal de domingo passado, que atingiu Curitiba e quinze outros municípios da Região Metropolitana e do litoral, interrompeu o fornecimento de energia elétrica em 212.786 unidades consumidoras atendidas pela Copel, obrigando-a a mobilizar simultaneamente até 103 equipes técnicas de emergência e de manutenção para dar conta das 1.344 ocorrências que reclamavam atendimento.

Considerando a existência de quatro pessoas, em média, por domicílio, é possível estimar que o fenômeno deixou sem eletricidade por períodos que variaram de poucos minutos até dois dias mais de 850 mil pessoas.

Em Curitiba, onde aconteceram os maiores estragos, 113.972 unidades consumidoras em 40 bairros sofreram com a falta de eletricidade. Na cidade toda, são 591.216 pontos de consumo ligados às redes da Copel.

Foram registradas 715 ocorrências entre elas, muitas que exigiram a reconstrução de trechos inteiros da rede de distribuição de energia, destruída pela queda de árvores. Casos críticos e de solução mais demorada aconteceram principalmente na zona Norte da cidade, em bairros como Santa Felicidade, Pilarzinho, Bom Retiro, Abranches, Mercês e Vista Alegre. Para alguns consumidores domiciliados nessa área, a energia elétrica só voltou na noite de terça-feira.

O conserto dos danos provocados pelo temporal obrigou a Copel a substituir 23 postes quebrados, sete transformadores avariados e a refazer 152 vãos de fiação elétrica. O trabalho dos técnicos e eletricistas que se mobilizaram em regime de revezamento até a total recomposição do sistema somou o equivalente a 1.298 homens-hora.

De acordo com medições feitas pelo Simepar, o vento no domingo atingiu velocidade de 72 km/hora em alguns pontos da Capital, e a quantidade de chuva acumulada em cerca de 150 minutos chegou a 50,4 mm. Ainda segundo a meteorologia, o último temporal de magnitude comparável a este em Curitiba aconteceu no dia 21 de fevereiro de 1999.

Voltar ao topo