Copel apura causa de pane que atingiu Oeste

Um desligamento acidental ocorrido na manhã de anteontem na subestação de Cascavel, operada pela Copel, provocou interrupção no fornecimento de energia durante cerca de 18 minutos para 158 mil consumidores localizados no eixo compreendido entre aquela cidade e Foz do Iguaçu.

A interrupção teve origem em Assis Chateaubriand, onde foi registrada uma falha no sistema de aterramento da subestação. O defeito acionou o sistema de proteção da subestação de Cascavel, que alimenta as subestações de Céu Azul, Medianeira, Foz do Iguaçu e Vila Yolanda (também em Foz), interrompendo o fluxo de eletricidade para essas localidades. Foram atingidas, a partir das 8h56, as cidades de Cascavel (parcial), Céu Azul, Vera Cruz do Oeste, Missal, Santa Helena, Matelândia, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu. O restabelecimento dos serviços foi completado às 9h14. No instante do desligamento, a região atingida demandava uma potência de 72 megawatts.

Técnicos da área de transmissão da Copel estão investigando a falha. A assessoria de comunicação da empresa informou a O Estado que as causas do apagão deverão ser identificadas até o fim da semana.

Voltar ao topo