COP 16 tem resultados acima dos esperados

O governador Orlando Pessuti informou, durante a Escola de Governo desta terça-feira (14), que a 16.ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 16), obteve resultados acima dos que eram esperados. O maior destaque foi atribuído à criação do Fundo Verde, U$ 100 bilhões para os países em desenvolvimento promoverem ações ambientais e a prorrogação do protocolo de Kyoto até 2012. “Acontecerem coisas que muitos apostavam que não iam ser conquistadas”, afirmou.

Pessuti destacou que o Paraná, que já foi sede do evento, não poderia deixar de ser representado na conferência no México. “Fui representando toda a nossa equipe das diversas secretarias, que vem trabalhando muito pela preservação ambiental. Nós já recebemos uma Conferência em Curitiba e sempre participamos dos encontros”, lembrou Pessuti.

Durante as reuniões, o governador apresentou os projetos paranaenses de recuperação da mata ciliar, de recolhimento de embalagens e repovoamento de peixes dos rios. “Tudo isso foi mostrado e debatido, com boa repercussão”, afirmou.

Pessuti contou ainda que, durante o encontro, apoiou as propostas do governo federal, apresentadas pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, como a de criação de um fundo para a Amazônia, a criação de planos setoriais para adaptação às mudanças climáticas e a regulamentação de leis para mudanças climáticas.