Cooperativa de idosos gera renda

Aposentados e idosos de Araucária estão se reunindo em uma associação para passar o tempo e também ganhar dinheiro. Desde janeiro do ano passado eles fabricam pantufas, tapetes, cachecóis, blusas de lã, entre outros produtos. Por enquanto o que é arrecadado está sendo investido na compra de matéria-prima, mas no ano que vem esperam poder dividir o lucro.

Acedília da Rocha Amaral, de 55 anos, está entre os 22 cooperados. Ela explica que no começo se reuniam duas vezes por semana para conversar e passar o tempo. Depois começaram a pensar na oportunidade de engrossar a renda familiar. Ela aprendeu a fazer pantufas e espera que o novo ofício ajude no orçamento.

Outra que aposta no sucesso do empreendimento é Araci Ribas, 55. Ela conta que o dinheiro será usado na compra de mantimentos para a casa. “Na nossa idade é mais difícil conseguir trabalho. Meu marido está fazendo um bico e o meu filho desempregado”, conta.

Franciso Castilho, 68, aprendeu com a mulher Olivia Saruva, 68, a tecer os tapetes. Diz que os encontros além de distrair poderão melhorar a renda já que ele está tentando se aposentar.

Maria Ilza de Oliveira, 63, está fazendo propaganda dos produtos para os amigos. A renda que a Associação vai lhe proporcionar ajudará a pagar contas como água e luz. “Sou pensionista, e o salário não dá para pagar as despesas da casa”, diz. No último fim de semana eles participaram de uma feira e venderam R$ 200,00 em produtos. Eles também recebem encomendas de pessoas do bairro e outras localidades.

Por enquanto quem fornece a matéria prima é a Secretaria Municipal da Promoção Social de Araucária. Mas, segundo a assistente social Juçara Maria de Moraes Mangoni, a idéia é fazer com que o grupo caminhe sozinho. Até o fim do ano eles devem registrar a associação.

Voltar ao topo