Governador Requião assina convênio. A seu
lado, o presidente da Copel, Paulo Pimentel.

As mais de trezentas emissoras de radiodifusão do Paraná terão uma economia média de 75% no consumo de energia elétrica. O convênio assinado ontem, em Curitiba, entre a Associação das Emissoras de Rádio do Paraná (Aerp) e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) garante uma significativa redução de custos para ambas as partes. Enquanto as rádios têm vantagens com o consumo de energia, a Copel não mais terá gastos para divulgação de suas atividades, graciosamente realizada pelas empresas de radiodifusão por meio da permuta.

O governador Roberto Requião (PMDB), presente à assinatura do contrato, destacou que o incentivo à multiplicidade de espaços é a garantia da democracia. Ele citou como exemplo negativo os oito anos em que, enquanto oposição, teve portas fechadas em rádios e órgãos de comunicação ligados a forças políticas divergentes. “Vetos como esses jamais voltarão a acontecer no meu governo. Esse fato serviu para provar que mesmo existindo censura não há nada que impeça que a mudança ocorra quando um povo está imbuído da mudança”, salientou.

Para o presidente da Copel, Paulo Pimentel, a parceira irá ajudar a toda radiodifusão do Estado, principalmente as pequenas estações que sobrevivem com muitas dificuldades. “Vamos divulgar todos os atos da Copel e dar um apoio à radiodifusão. Agora a Copel não gastará mais nenhum centavo em divulgação”, explicou Pimentel.

Contrato

O presidente da Aerp, Ilídio Coelho Sobrinho, afirmou que a primeira vez que uma parceria como essa foi firmada foi no outro mandato do governador Requião. “Por coincidência, Paulo Pimentel era o presidente da Aerp na época” , lembrou.

Sobrinho explicou que, pelo convênio, as rádios têm que pagar as contas de luz em dia. Em seguida enviam as faturas para Aerp, que manda para a Copel. A Copel então devolve um cheque com os valores que serão distribuídos proporcionalmente pela associação para as rádios. O envio das mensagens publicitárias é direto entre a Copel e as rádios. “Uma rádio pequena, por exemplo, que gasta R$ 400 por mês, terá cerca de R$ 300 devolvidos. É um ótimo convênio”, salientou Sobrinho.

continua após a publicidade

continua após a publicidade