Controlado vazamento de óleo em Medianeira

Já está sob controle o vazamento de óleo diesel no Rio Alegria, em Medianeira, oeste do Estado. Depois que as equipes de trabalho confirmaram a origem do combustível – uma das bombas do posto Capri, a 300 metros do local -, a mesma foi desativada e preenchida com areia. Desde o início da semana, funcionários do IAP e da Defesa Civil trabalham no local, reforçados anteontem (18) por equipes da Ipiranga, marca da bandeira do posto.

O sub-tenente Gerson Santini, do Corpo de Bombeiros local, afirmou ontem que durante toda a noite homens ficaram na vertente do vazamento, colocando mantas sobre a água de forma a retirar o óleo. ?A tendência é que a quantidade de combustível diminua aos poucos, mas, como atingiu o lençol freático, até que estanque o tanto que ainda existe no solo, o trabalho de retirada terá de ser feito?, explica. Segundo Santini, as equipes da Ipiranga instalarão no local uma espécie de poço para colocar a água com óleo retirada do rio.

O vazamento de óleo no Rio Alegria foi constatado na terça-feira (16). Logo, as equipes começaram a trabalhar na retirada do combustível. Apesar de o rio fazer o abastecimento da cidade, a captação de água é feita acima do local onde o óleo verte, excluindo possibilidade de contaminação. Mesmo assim, as equipes responsáveis estão incumbidas de fazer a retirada total do óleo.

Voltar ao topo