Contribuinte em atraso com ICMS ganha chance

Com o objetivo de aumentar a arrecadação do Estado e gerar ainda mais emprego e renda para a população, o governo do Paraná estará enviando à Assembléia Legislativa um anteprojeto de lei para regularização de créditos tributários relativos ao ICMS. “Isso significa um incentivo para que os contribuintes em atraso com o ICMS regularizem sua situação. É uma espécie de Refis estadual”, afirma o secretária da Fazenda, Heron Arzua, lembrando que esse era um compromisso do governador Roberto Requião e está sendo cumprido. “O pagamento integral do imposto deverá ser efetuado até o dia 28 de novembro, com dispensa da multa e dos juros.”

Segundo Arzua, os pagamentos em parcela única terão dispensa de multa e de juros. Outra forma de se pagar é parcelando em até 36 meses com abatimento de 75% da multa e dos juros.

Heron Arzua destaca o fato de que “os contribuintes com créditos derivados de exportação podem utilizá-lo para liberação integral com dispensa de multa e juros”. Heron Arzua conta também que há dois novos decretos assinados pelo governador Roberto Requião que dão incentivos às pequenas e micro-empresas. “Em um deles, o decreto 1.648, regulamenta a lei 14.075/03. Isso quer dizer que as micro-empresas que estavam enquadradas com dívidas no Estado estão anistiadas”, explica. Já o decreto 1.649, diz que “os exportadores poderão negociar os créditos com empresas que estejam em dívida com o Estado”. Ou seja, o contribuinte que possuir crédito acumulado poderá utilizá-lo para liquidação integral de débito inscrito em dívida ativa. “Tudo isso ajuda a diminuir a dívida ativa, que está em R$ 6,8 bilhões.”

Voltar ao topo