Contorno Leste já afeta o comércio na BR-476

Com o desvio do tráfego de veículos pesados do trecho entre o Trevo do Atuba e a Ceasa do antigo trecho urbano da BR-116, que agora faz parte da BR-476, para o Contorno Leste de Curitiba, inaugurado no último dia 19, muitos comerciantes estão temendo que o movimento de seus estabelecimentos comece a cair. Junto com o Contorno Sul, o Leste desvia boa parte do tráfego pesado de caminhões que saem de São Paulo em direção ao Sul do País e vice-versa, sendo considerado um benefício por quem mora nas proximidades da rodovia e uma preocupação para os comerciantes.

A auxiliar administrativa do Posto Brasília, que está há cerca de 40 anos localizado na BR-476 e é freqüentado principalmente por caminhoneiros, Edna Ida, conta que o movimento já diminuiu nestes últimos dias. “Notamos que houve uma redução de cerca de 10% no movimento. Por enquanto não é nada assustador, mas tememos pelo futuro”, declara.

Como forma de prevenção, os responsáveis pelo posto começam a estudar a possibilidade de aumentarem as vendas de gasolina. “Se houver uma queda maior na venda do diesel, estamos pensando em vender mais gasolina, dando assim maior atenção aos proprietários de veículos pequenos”, revela Edna. “Estamos estudando e pensando em implementar no futuro.”

Na churrascaria Zas, também localizada na BR-476, o movimento de clientes já caiu cerca de 60%. O garçom Ígor Pruss conta que, principalmente à noite, o estabelecimento está ficando vazio. “Na churrascaria, nem só os caminhoneiros deixaram de freqüentar”, conta. “Em anos anteriores, nesta mesma época, famílias em viagem de férias paravam para almoçar ou jantar. Isto não está mais acontecendo desde que o Contorno Leste foi inaugurado.”

Localizado ao lado da Zas, outro posto de gasolina, o Dois Irmãos, vem sentindo as conseqüências do desvio. No estabelecimento, o movimento também diminuiu 60%. “Nossa sorte é que abrimos outro posto ao longo do Contorno Leste e, por conta disto, acho que não vamos ficar em situação complicada”, revela o gerente do posto, Jilmar Alves Oliveira. “Não pretendemos fechar o estabelecimento da BR-476, mas estamos acreditando que, aos poucos, o movimento comece a se transferir para o do Contorno.”

Voltar ao topo