Continua a ocupação da reitoria da UFPR

Em plenária realizada na noite de quarta-feira, os estudantes que ocupam, desde o dia 17 de outubro, o prédio da reitoria decidiram manter o movimento. Segundo integrantes da ocupação, a intenção é conversar com a comissão de negociação, formada pelo Conselho Universitário (Coun) a pedido do reitor Carlos Augusto Moreira Júnior, para conduzir a desocupação, uma possibilidade de reverter a adesão da Universidade Federal do Paraná ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Outra reivindicação dos alunos da ocupação é a garantia da retirada do processo civil que seis estudantes estão respondendo. Eles integram a lista da Justiça Federal na ação de reintegração de posse, expedida a pedido da Consultoria e Procuradoria Jurídica da UFPR no dia 19 de outubro. Outro ponto deliberado durante a plenária foi o pedido de garantias de que os alunos que participaram da ocupação não sofrerão punição administrativa por parte da universidade.

Comissão

Ontem à tarde, a comissão de negociação criada pelo Coun para mediar a desocupação da reitoria fez sua primeira reunião. Os representantes foram nomeados pelo reitor Carlos Augusto Moreira Júnior por meio de portaria publicada no dia 31 de outubro. De composição paritária, com a participação de dois professores, dois técnicos, dois estudantes e dois representantes da comunidade externa, a comissão será presidida pelo professor Mauro Lacerda, diretor do Setor de Tecnologia da UFPR. ?Um dos nossos primeiros objetivos é entender, já que a antiga pauta está ultrapassada, quais as reivindicações deles agora para continuarmos a negociar?, afirmou.

Voltar ao topo