Foto: Átila Alberti/O Estado

 Uma das preocupações é com relação aos afluentes do Rio Belém.

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Quatorze alunos e um tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolvem, desde junho, um projeto diferente de educação ambiental junto a alunos do ensino médio do Colégio Professor Júlio Mesquita, no Jardim das Américas, em Curitiba. O primeiro módulo do projeto está sendo concluído.

Tanto alunos da UFPR quanto os 25 alunos do ensino médio estão mais preparados para a geologia, geografia e cartografia do cotidiano. ?A idéia é que os acadêmicos adaptem o que se aprende na universidade à necessidade da população. É uma atividade extra-classe, que trabalha a cidadania dos alunos que vão se formar e dos estudantes da rede pública, que se tornam próprios agentes na educação ambiental?, afirma o professor de Geologia e tutor do programa, Luiz Alberto Fernandes.

Com o auxílio de alunos do curso de Geologia, Geografia e Engenharia Cartográfica da UFPR, os adolescentes têm chance de verificar na prática o que seria um problema ambiental, entres outros conceitos básicos. ?No primeiro momento eles tiveram as noções gerais. Depois eles mesmos começaram a apontar os problemas?, afirma o acadêmico do primeiro ano de Geologia, Felipe Brasil.

?O produto do projeto é a construção, junto com os alunos, de uma maquete do bairro, que identifique principalmente os problemas ambientais existentes?, explica a aluna do quarto ano de Geografia, Giseli Lisevski. ?O objetivo é que eles percebam e desenvolvam soluções para esses problemas do bairro?, completa Aline Muriel, aluna do primeiro ano de Geologia.

Problemas

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Entre os problemas apontados pelos envolvidos no projeto, no Jardim das Américas, estão um afluente do Rio Belém que, além de poluído, já não apresenta mais a mata ciliar; problemas em relação ao solo; algumas praças que poderiam ser revitalizadas; e os ocasionados pelo próprio modelo de ocupação do bairro.

O desenvolvimento desse projeto também possibilita aos acadêmicos da UFPR perceber algumas falhas em relação à educação na área em que atuam. ?A gente percebeu também algumas falhas básicas de formação em geociências. É uma grande carência em dados de cultura geral e conceitos básicos como o que é uma curva de nível ou uma escala. Até hoje acho que 80% das pessoas não sabem o que é geologia?, afirma João Elói Dums, aluno do terceiro ano de Geologia.

Expansão

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O projeto teve início apenas com recursos do próprio departamento, mas acabou sendo reconhecido e apoiado pela Petrobras. Portanto, a intenção dos alunos da UFPR e do professor Luiz Alberto é desenvolver o segundo módulo em 2006, com a divulgação dos resultados do projeto e também ampliá-lo para outras escolas.