Só de madrugada!

Contas chegam em dia, mas água falta diariamente

Moradores do bairro Vale das Flores, em Colombo, reclamam que há um mês falta água durante o dia na região. O abastecimento é feito somente de madrugada, em quantidade insuficiente para o enchimento de caixas d’águas. Na casa da babá Hosana da Paz há três dias as torneiras estão secas. “Eu me sinto humilhada porque as contas estão em dia. Eu estava recebendo água, mas agora não tenho uma gota. Estou comprando galões de água mineral para beber”, conta. Com a lavanderia lotada, a auxiliar de cozinha Fabiane Ribeiro Silva se desespera. “É uma situação crítica. Eu espero até as 3h para tomar banho. Já ligamos na Sanepar, mas não tivemos um parecer sobre o problema”, relata.

A dona de casa Isamárcia Venância da Costa programa o despertador para a madrugada, a fim de lavar a roupa, em especial as de seu filho de dois anos. Ela e o pai, o aposentado Manuel Berto da Costa, usam a pouca água que chega à caixa para beber e cozinhar. “É uma vergonha! Banho a gente toma quando dá, mas a conta chega em dia!”, reclama o aposentado. A família fornece água para Evelin Claise Antunes de Souza porque a casa dela está sem caixa. Mãe de uma criança de dois anos, ela conta com a ajuda de vizinhos e parentes. “Minha louça e roupas estão sujas, não tem como fazer comida. Banho é na casa da minha sogra”, diz.

Fase de testes

Segundo a Sanepar, o problema de abastecimento de água na região do Vale das Flores é antigo. Para reverter a situação, recentemente foram realizadas obras de interligação e a construção de reservatório com capacidade de 750 mil litros, mas por estar em fase de testes e adequação ao sistema, ainda não funciona. De 2 a 3 meses é o prazo previsto pelo órgão para que o local tenha serviço de fornecimento com melhor qualidade. Sobre a falta de água durante o dia, a Sanepar informou que o problema deverá estar resolvido em breve.

Voltar ao topo