Conta de água é do proprietário do imóvel

Alugar ou emprestar imóvel para outras pessoas residirem ou abrigarem seus negócios é prática comum e até por isso nem sempre recebe a devida atenção por parte do proprietário para eventuais dívidas por não pagamento das contas de água e luz. O mecânico Pedro Sitorski Sobrinho aprendeu essa lição da pior forma, ou seja, tendo que pagar as contas da água consumida em 2006, ano em que estava trabalhando nos Estados Unidos.

Apesar de estar ciente do débito gerado pelas pessoas que estavam morando no imóvel, Sitorski acreditou que a dívida ficaria vinculada ao nome de quem constava na fatura. Isso só ocorre na conta de energia, já que a Copel vincula a cobrança ao nome de quem pediu a ligação da luz. Entretanto, na conta de água não funciona assim.

Cobrança

Há dois meses Sitorski voltou ao Brasil e descobriu que para religar a água no endereço da Rua Clara Polsin, 346, no Novo Mundo, teria que quitar a pendência. “Eles têm o nome de quem não pagou e punem o proprietário do imóvel. Isso é um absurdo”, reclama. No caso desse endereço, como existiam dois relógios de consumo e dois consumidores diferentes, um que não pagou de março a setembro de 2006, e outro de março a julho do mesmo ano, a dívida de quase R$ 1 mil sobrou para Sitorski.

Veja as dicas da Copel

A Sanepar recomenda aos proprietários de imóveis que fiquem atentos ao pagamento da conta e, no caso de inadimplência, procurem o ressarcimento na Justiça. A Copel chama atenção para a importância de atualizar o cadastro. “Como a conta em endereço residencial fica vinculada a quem pediu o serviço, pode haver transtorno para quem muda de endereço e não pede o desligamento”, alerta o gerente da coordenadoria de relacionamento com cliente da Copel, Nilton Hübler. Outra recomendação é para que as pessoas mantenham livre o acesso ao medidor. “Do contrário a leitura é feita pela média de consumo e, não, pelo consumo real”.

Em caso de sucessão comercial (transferência de ponto), débito antigos de luz podem recair para os novos donos do estabelecimento, portanto, é importante verificar se as contas estão em dia.

Voltar ao topo