O número de consultas de enfermagem nas unidades básicas de saúde aumentou mais de 106% em 2013, se comparado ao ano anterior.  Foram 533.497 atendimentos contra 258.227 em 2012.

continua após a publicidade

“Esse aumento no número de atendimentos reflete as mudanças que realizamos nas unidades básicas através do resgate do papel do enfermeiro e da facilitação do acesso dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) aos equipamentos de saúde”, frisou Adriano Massuda, secretário municipal da Saúde.

“O principal papel do enfermeiro na Atenção Primária é o cuidado com a pessoa e é isso que se quer resgatar e valorizar”, afirmou Paulo Poli, diretor de Atenção Primária da secretaria.

O engenheiro aposentado Francisco Alves Pinto, que é atendido na Unidade Básica Ouvidor Pardinho desde 2002, sentiu diferença na agilidade dos procedimentos. “Venho todos os anos fazer exames de rotina e antes tinha que vir na unidade para marcar consulta com o médico e voltar no mês seguinte. Hoje cheguei, esperei 20 minutos e já fui atendido, tive meus exames solicitados e estou saindo daqui totalmente satisfeito. Sei que se tiver algum exame alterado, a enfermeira irá marcar uma consulta com o médico”, contou.

continua após a publicidade

Para a enfermeira Monica Marcondes, que trabalha na rede municipal de saúde desde 2004, a mudança valorizou o papel do profissional de enfermagem. “Quando a gente escolhe fazer enfermagem é para cuidar das pessoas, não só das que estão doentes mas preventivamente também. Hoje conheço os meus pacientes e quando ele chega aqui não faço apenas uma triagem, eu atendo esse paciente, medindo a pressão, coletando um exame preventivo, solicitando e analisando exames e claro, quando necessário, marcando consulta com o médico para o mesmo dia quando necessário”.

“Estou há 20 anos na rede municipal e até 2012 estava trabalhando como coordenadora de unidade de saúde. Ano passado voltei o meu trabalho para o atendimento à população e estou realizada porque consigo fazer o meu papel”, afirmou a enfermeira Vera Nakashima, da unidade Santa Quitéria.

continua após a publicidade

Outras medidas importantes nesse sentido foram a reorganização dos espaços em diversas unidades básicas de saúde para que cada enfermeiro tenha o seu próprio consultório para o atendimento e, mais recentemente, a publicação de uma normativa da Secretaria de Saúde que regulamenta uma série de atividades desse profissional.