Construção danifica prédio e moradores precisam sair

Megaempreendimento da incorporadora Brookfield no bairro Boa Vista tem causado sérios problemas aos moradores dos prédios vizinhos à obra. Iniciada em julho deste ano, a construção causou danos estruturais aos condomínios da região. A pior situação acontece no edifício Cristal D’oro, localizado na esquina das Ruas Leão Sallum e Carlos de Campos. Na semana passada, 19 famílias que moram no local tiveram que deixar os apartamentos, após a estrutura do prédio apresentar uma série de rachaduras.

Depois de uma vistoria da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), o edifício foi interditado por tempo indeterminado. Segundo o órgão, as escavações realizadas na construção causaram rachaduras no prédio e podem ter afetado a estrutura do Cristal D’oro. Além disso, durante a vistoria foram constatadas fissuras em um dos pilares e em algumas paredes do edifício.

Moradores de outro edifício ao lado da obra também reclamam das rachaduras que estão aparecendo em toda a estrutura do condomínio. De acordo com Sônia Campaner, síndica do prédio, várias fissuras começaram a surgir nas últimas semanas. “Estamos com grandes rachaduras na garagem e nos muros da área comum do prédio. Além disso, parte do piso da área externa parece que está afundando. O pessoal do Cosedi e da própria construtora já veio aqui, mas até agora não tivemos nenhuma resposta”, critica.

Transtornos

Outra moradora, Ângela Soares, conta que, além das rachaduras, a obra causa transtornos pelo barulho e sujeira dentro dos apartamentos. “É ruído das 7h da manhã até as 11h da noite. É um inferno. Ainda tem a poeira da obra que invade a casa de todo mundo. A gente tem que limpar a casa todo o dia, senão não conseguimos vencer a sujeira”, diz. “Estamos aguardando o resultado do laudo. Mas do jeito que tá não dá pra ficar. Se precisar, vamos contratar um outro engenheiro ou uma empresa de engenharia para obter uma segunda opinião e confrontar o laudo da construtora e do Cosedi”, afirma Sônia.

Construtora paga hospedagem

Em nota, a Brookfield informa que, na última quarta-feira (28/11), durante os serviços de reforço estrutural, foi observado que um dos pilares do Edifício Cristal D’oro apresentou fissuras. A empresa relata que comunicou a síndica do prédio sobre as rachaduras e danos na estrutura e solicitou a evacuação total do edifício e que todas as famílias foram hospedadas em hotéis, com as despesas pagas pela incorporadora.

Segundo o comunicado, “a companhia contratou empresas especializadas da região para realizar os serviços necessários e garantir a segurança da edificação, permitindo o retorno dos moradores”. Sobre a situação de outro prédio vizinho, a incorporadora afirma que se tratam de falhas estéticas e que em breve serão reparadas por equipes da construtora.
Já o Cosedi ressalta que o edifício Cristal D’oro continua interditado por tempo indeterminado.

Voltar ao topo