Conselho Universitário define futuro da UFPR

Hoje é um dia decisivo para a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O Conselho Universitário (COUN) se reúne para eleger a lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação, para que seja nomeado o reitor da próxima gestão.

Pelo processo natural, o candidato reeleito, Carlos Augusto Moreira Júnior, encabeçaria a lista, já que teve a preferência da maioria no pleito do dia 23 de novembro. Porém, diferente do que aconteceu nos últimos vinte anos, a reunião está cercada de suspense. Tudo porque o candidato derrotado nas eleições, Francisco de Assis Marques, acusou o adversário de uso da máquina pública para fazer campanha, alegando que pedidos de apoio foram encaminhados a professores em papel timbrado da UFPR.

Apesar de até o final da tarde de ontem nenhum documento provando a irregularidade ter sido protocolado, a expectativa é de que Marques, caso tenha provas contundentes, as leve aos membros do conselho. Dependendo do desenrolar do processo, os conselheiros poderão instaurar uma sindicância, retardando o envio da lista tríplice.

Preocupados com o andamento dos fatos, lideranças sociais, especialmente ligadas a estudantes, entregaram ontem à reitora em exercício, Maria Tarcisa Silva Bega, uma carta de protesto. Para as lideranças, ?reitor eleito é reitor empossado?. ?Não defendemos candidato A, B ou C. Defendemos o processo democrático?, diz o diretor da União Nacional dos Estudantes (UNE), Marc Sousa.

O presidente da União Paranaense dos Estudantes (UPE), Arilton Freres, vai mais longe e questiona por que as acusações não foram feitas antes do pleito. ?É no mínimo estranho esperar o resultado das eleições e ainda acusar sem provas.?

A vice-reitora garantiu que a carta chegará ao conselho, do qual faz parte.

Vestibular

A UFPR divulga amanhã o resultado da primeira fase do vestibular 2005/2006. Os candidatos podem conferir a divulgação pela internet (www.ufpr.br ou www.nc.ufpr.br) a partir das 10h. Os estudantes que passarem de fase devem imprimir o cartão de identificação e consultar o novo local de provas. A segunda fase do concurso será realizada nos dias 11 e 12 de dezembro.

Voltar ao topo