Conselho de trânsito aguarda votação

Curitiba precisa com urgência da criação de um conselho para fiscalizar a política municipal de trânsito. Assim pensa o vereador Jorge Bernardi (PDT). Em 1999 a proposta já foi apresentada à Câmara Municipal pelo parlamentar, mas até o momento a criação do Conselho Municipal de Trânsito (Comutran) não foi votada. Recentemente Bernardi fez solicitações à Diretran e recebeu dados que aumentaram ainda mais seu interesse na criação na Comutran.

Conforme os dados apresentados ao vereador, somente nos dez primeiros meses do ano a Diretran arrecadou R$42.769,116, ou seja mais de R$5,3 milhões mensais. Desses, o investido em sinalização foi R$ 3,8 milhões e R$ 1 milhão em campanhas educativas. Considerado muito pouco pelo vereador. “O que nos deixa surpreso é o número de multas, cerca de 450 mil apenas nesse período do ano. Nossa frota total é de cerca de 600 mil veículos, até o final do ano deveremos ter uma média de uma multa por veículo”, afirmou, preocupando-se com o fato das multas não estarem sendo educativas e simplesmente arrecadativas.

Os dados especificam que 242 mil multas foram aplicadas por radares, 86 mil por agentes de trânsito, 44 mil por lombadas eletrônicas e 77 mil do Estar. “Encaminhei à câmara um pedido de urgência para o projeto de criação do conselho, pois ele tramita na casa há três anos”, destacou o vereador.

O conselho proposto por Bernardi contaria com representantes da Prefeitura Municipal, Ministério Público, Bptran,, Ippuc, Urbs, sociedade civil, Sindicato dos Condutores de Taxi e Câmara Municipal.

Diretran

Para o diretor da Diretran, José Álvaro Twardowski, a criação de um conselho não seria problema. “Desde que tivesse a participação de técnicos especializados em trânsito”, disse. Ele justificou que além do investido diretamente em campanhas educativas pela Diretran, mais 5% vão automaticamente no pagamento das multas para o Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funsep). Ao todo 22% do arrecadado são gastos com o Funsep, consulta de cadastros no Detran e pagamento do processamento das multas. Twardowski alegou que os grandes causadores do aumento do número de multas em Curitiba foram o fim dos avisos educativos (foram 550 mil entre agosto de 99 e setembro de 2001) e o aumento do número de radares de 30 para 59. “Aumentamos a quantidade de radares, mas estamos conseguindo uma redução no número de acidentes”, argumentou.

Voltar ao topo