Congresso trará as novas tecnologias para educação

A coordenação do 6.º Congresso de Tecnologias Aplicadas à Educação (Edutec 2003), que será realizado em Curitiba nos dias 11 e 12 de novembro, está convocando diretores e profissionais que atuam nos departamentos e ambientes de tecnologia da informação das instituições de ensino superior para que participem das discussões do evento e conheçam as novas ferramentas de auxílio à prática docente. O objetivo é melhorar a qualidade do ensino e da prática acadêmica nas universidades.

O Edutec 2003 é promovido pelo Centro de Tecnologia de Software (Cits) e pela Sociedade dos Usuários de Informática e Telecomunicações do Paraná (Sucesu-PR) e terá como local o auditório do Serpro, em Curitiba. Na ocasião, especialistas no assunto estarão discutindo temas técnicos e também os relacionados às políticas para o setor. O tema central deste ano será o desafio da gestão tecnológica no ambiente acadêmico. O congresso tem o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

No dia 11, os temas serão políticas de fomento e financiamento de pesquisa e desenvolvimento, a cargo do presidente da Fundação Araucária, Jorge Bounassar; gestão acadêmica, pela empresa Cadsoft; aspectos gerais de políticas de segurança, por Wanderson Moreira de Castilho, diretor da Aker Security Solutions; gerenciamento de impressão, pela Lexmark, e estado da arte na sala de aula, pela Ibmec. Ainda neste dia será apresentado painel sobre a disputa entre o “open source” e a licença de softwares.

No dia 12, a programação é a seguinte: infraestrutura de redes; o uso de TI diminuindo custos e elevando a qualidade, com Elisa Wolynec, diretora da Techne; o sucesso do programa de aprendizagem independente, com Eda Machado, diretora geral do Iesb e André Luiz Garbulha, coordenador adjunto do instituto e quebra do paradigma da sala de aula, com Fabrizio Fabiano Alves, coordenador de tecnologia e infra-estrutura educacional do Senac-SP.

Voltar ao topo