Congresso em colégio debate relacionamentos

Os relacionamentos interpessoais tornaram-se um grande problema da vida moderna, principalmente para as crianças, que na maior parte do tempo ficam trancadas em apartamentos. Cada vez menos elas têm oportunidade de conviver com outros colegas e a escola passou a ser um dos poucos lugares em que isso acontece. Para chamar a atenção de pais e educadores sobre o assunto, o Colégio Sion promove de 4 a 7 de fevereiro, em Curitiba, um congresso sobre o tema.

Valéria Túlio, assessora de marketing, explica que o tema foi escolhido porque dentro do modo de vida adotado pela sociedade contemporânea o relacionamento ficou em segundo plano. Ela afirma que hoje em dia as crianças não podem mais brincar na praça ou na rua como faziam antigamente. E era assim que, aos poucos, elas iam desenvolvendo a capacidade de conviver. “Hoje precisamos aprender o que antes era espontâneo”, diz.

Dentro da questão do relacionamento, o respeito e a partilha são dois pontos fortes. Valéria explica que essas atitudes ajudam também no aprendizado, já que a criança aprende a dividir o conhecimento. Ela frisa ainda que os pequenos precisam incorporar esses conceitos já que eles são e vão continuar sendo necessários para o resto da vida, em tudo o que fizerem.

Convidados

O evento reúne o teólogo jesuíta e autor do livro A arte de formar-se, Faustino Teixeira, que vai falar sobre a acolhida das diferenças, Ninton Bonder, autor de livros como Fronteiras da Inteligência e o psicólogo e educador francês Germain Fajardo, que vai falar sobre o método Ramain, usado pela escola. Ele foi elaborado de 1963 a 1975, na França, por Simone Ramain, com o objetivo de desenvolver os alunos de forma global.

Segundo Valéria, o evento será uma ótima oportunidade para os professores vivenciarem as atividades que vão trabalhar com seus alunos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 3 de fevereiro. O evento será promovido no auditório das Faculdades Curitiba. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 233-6155.

Voltar ao topo