Congresso analisa situação do litoral do Paraná

Começa hoje e termina amanhã, em Paranaguá, o Primeiro Congresso Brasileiro de Responsabilidade Marítimo-Ambiental, que vai discutir a situação do litoral do Paraná. O evento apresentará dez palestras com profissionais de todo o País, ligados a navegação e ao sistema portuário brasileiro.

Um dos organizadores do evento, Augusto Aragão, disse que o governo não tem dado a atenção necessária à Baía de Paranaguá. Segundo ele, todos os anos são gastos quantias significativas para fazer o desassoreamento, em vez de investir em reflorestamento. “A areia e os resíduos vão continuar chegando à baia através do rios. O problema nunca vai ser resolvido”, explica.

Ele também diz que a quantidade de metais pesados presentes na água é significativa. “As cidades do litoral não têm tratamento de esgoto nem depósitos de lixo adequados”, fala.

O evento é promovido pela Paranaguá Pilots, empresa de praticagem dos portos de Paranaguá e Antonina, e também do Instituto Brasileiro Sócio Econômico de Responsabilidade Ambiental. Entre os temas das palestras: a responsabilidade penal dos agentes causadores de danos ao meio ambiente e a segurança e a prevenção de acidentes marítimos.

Voltar ao topo