Confirmados casos de meningite em Curitiba

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou ontem a ocorrência de dois novos casos de meningite. Dessa vez em Curitiba. Exames de laboratórios feitos na tarde de ontem identificaram um caso da doença na forma viral e outro, meningocócica, considerado o tipo mais grave da doença. Desde o início do ano, a Sesa registrou em todo o Paraná 2.087 casos de meningite, com 138 óbitos. Desse total, 188 casos são de meningite meningocócica, com 36 mortes.

Ao contrário do que foi divulgado na semana passada, os casos de meningite registrados em Almirante Tamandaré foram três e não cinco. De acordo com Nilce, um dos casos positivos foi de uma criança de seis meses diagnosticada com meningite meningocócica, com alta programada para hoje. O segundo caso é de uma criança com 5 anos que continua internada com meningite bacteriana. Já o terceiro caso é de outra criança de 5 anos, que foi diagnosticada com meningite viral e teve alta na sexta-feira. Já a mulher que também estaria com meningite, não passou de uma suspeita, e o quinto caso não foi confirmado nem pelo serviço de vigilância da Secretaria de Saúde de Almirante Tamandaré nem pela 2.ª Regional de Saúde.

De acordo com a chefe do setor de Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Nilce Haida, a meningite é uma doença endêmica, ou seja, pode ocorrer o ano todo. Ela descartou que o Paraná esteja atravessando uma epidemia da doença. ?Podemos dizer que os casos são esperados, pois a meningite pode evoluir de qualquer agente de infecção, como por exemplo, otite ou sinusite?, comentou. 

Voltar ao topo