A Secretaria de Estado da Saúde divulgou na tarde deste domingo (21) um novo boletim epidemiológico no qual confirmou mais um caso da nova gripe no Paraná. Com isso, o Estado passa a contabilizar três casos de Influenza A (H1N1). Trata-se de uma criança da região de Curitiba que também foi contaminada na Argentina. Ela retornou para o Brasil no dia 14 de junho quando começou a apresentar os sintomas.

continua após a publicidade

Todos os seus contatos próximos já estão sendo monitorados pelas vigilâncias epidemiológicos para avaliação do quadro clínico. Embora nenhum tenha apresentado sintomas da doença, eles permanecem em monitoramento. Já o paciente está em isolamento domiciliar e passa bem.

No sábado (20), o secretário da Saúde Gilberto Martin concedeu entrevista coletiva para detalhar os dois primeiros casos confirmados, um na cidade de Curitiba e outro em Foz do Iguaçu. Ambos estiveram na Argentina, onde foram contaminados. O Paraná, contudo, permanece sem transmissão sustentada da doença. Isso significa que não há contaminação de pessoas de forma a caracterizar transmissão interna da doença.

O novo Boletim Epidemiológico também descartou 12 casos, sendo que todos foram por exames laboratoriais. Com isso o Paraná passa a ter 73 casos descartados. Também foram incluídos sete novos casos suspeitos, dois da região de Curitiba, três de Foz do Iguaçu e dois de Toledo. Um novo caso também está sendo monitorado na região de Curitiba.

continua após a publicidade

O balanço final do Boletim Epidemiológico, de número 23, da Secretaria de Saúde, o Paraná tem três casos confirmados, 21 suspeitos, 06 em monitoramento e 73 descartados.