Boletim de balneabilidade

Confira pontos impróprios para banho no litoral

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou nesta sexta-feira (27) o segundo boletim de balneabilidade da temporada. São analisadas a qualidade da água em toda orla litorânea e mais 17 pontos na costa Oeste e Norte do Estado.

No Litoral, dos pouco mais de 90 quilômetros de costa, 800 metros estão impróprios para banho. Os locais são: praia de Encantadas na Ilha do Mel (em frente ao Módulo Policial); Balneário Flamingo, em Matinhos (na altura da Avenida Curitiba); Caieiras, em Guaratuba (altura da rua Frederico Nascimento); Ponta da Pita, em Morretes e Antonina.

Para a diretora de monitoramento ambiental e controle da poluição do IAP, Ivonete Chaves, a alteração da balneabilidade no Litoral se deve ao aumento da concentração de veranistas na região. “É visível que a variação na qualidade da água ocorreu nos locais onde há maior concentração de pessoas”, explicou.

Já no interior, costa Oeste e Norte, todos os pontos monitorados pelo IAP estão próprios para banho.

Sinalização

No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em 10 totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná. A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.