Conferência define os rumos da saúde no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realizará, de sexta-feira a domingo, no Canal da Música, em Curitiba, a 6.ª Conferência Estadual de Saúde. Durante o evento, que tem a parceria do Conselho Estadual da Saúde (CES-PR), serão definidos os rumos da saúde no Paraná. A 6.ª conferência promoverá o debate sobre as ações de saúde pública e o Plano de Saúde da secretaria, que tem o objetivo de realizar o atendimento integral em todas as regiões do Estado. Também fará um balanço dos resultados do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado, no ano em que se comemoram 15 anos da sua criação.

Realizada a cada dois anos, a conferência é um exemplo do avanço da participação social nas questões que dizem respeito à saúde no Paraná. Durante três dias, 1.200 participantes, divididos em usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e administradores públicos discutirão controle social, financiamento e Sistema Único de Saúde (SUS). “A Conferência de Saúde é um fórum de debate que objetiva avaliar a situação da saúde no Estado, fixar diretrizes da política de saúde, definir e priorizar propostas para melhorar a qualidade dos serviços de saúde do Paraná, proporcionando melhor qualidade de vida à população”, explica o secretário de Estado da Saúde, Cláudio Xavier.

Além de avaliar a situação da saúde do Paraná e fixar as diretrizes gerais da política estadual de saúde, esta conferência deve eleger e homologar as instituições que representarão e os órgãos e delegados do o CES-PR para a gestão 2004-2006. Também serão escolhidos os delegados para a 12.ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em dezembro, na cidade de Brasília. Eles levarão as propostas da saúde do Paraná para a conferência nacional. O Conselho Estadual da Saúde é formado por 36 entidades – 18 representantes de usuários, nove representantes de trabalhadores, quatro de prestadores e cinco de gestores e tem o objetivo de fiscalização da saúde pública.

O tema desta conferência será a saúde que temos e o SUS que queremos. Serão abordados também os seguintes subtemas: as estratégias de controle social para a efetivação do SUS e a gestão participativa, organização e gestão do sistema integral de atenção à saúde, financiamento da saúde, Emenda Constitucional 29 e diagnóstico do processo de trabalho no SUS.

Antes da 6.ª conferência estadual foram realizadas, durante este ano, trezentas conferências municipais que discutiram os problemas locais de saúde e definiram propostas de solução para os mesmos. “Agora, durante a 6.ª conferência, discutiremos as questões de saúde do Paraná como um todo e redigiremos um relatório final com diversas propostas e diretrizes na área da saúde”, ressalta Maria das Dores Tucunduva, secretária executiva do Conselho Estadual da Saúde.

A abertura do evento acontecerá às 19h do dia 24, com a presença do governador Roberto Requião e do secretário Xavier. Os trabalhos serão desenvolvidos no sábado e no domingo, das 8h30 às 18h.

Voltar ao topo